sábado, 7 de outubro de 2017

T111

Português
A CEREJA: UM MILAGRE PARA A GASTRONOMIA, PARA A SAÚDE E PARA A BELEZA DA NATUREZA por Faruk Nome, Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

A cerejeira é originária do Sudoeste da Ásia. Na cultura japonesa, a árvore era associada aos samurais, porque se considerava que a sua vida era tão efêmera quanto a da flor de cerejeira. Uma flor de cerejeira caída é considerada como um símbolo de um samurai caído que sacrificou sua vida lutando pelo imperador. Durante a Segunda Guerra Mundial, as flores assumiram um significado semelhante quando foram pintadas ao lado dos aviões de combate kamikaze.



Uma cerejeira florida é considerada uma das árvores mais belas do mundo. No Japão, a beleza das cerejeiras na época de florescimento chama milhares de turistas. Na Índia a flor é considerada sagrada, dizendo-se que traz sorte e abundância.

Mas as frutas da cerejeira, as cerejas, não são apenas deliciosas, são também excelentes para a saúde e uma fonte rica em vitaminas e minerais, tais como: Vitamina A, B1, B2, C, Niacina, cálcio, fósforo, ferro, lipídeos e flavonóides.




Veja algumas das vantagens de incluí-las em sua dieta:
i) As antocianinas das cerejas mostraram eficácia contra os danos dos radicais livres e a inibição das ciclooxigenases;
ii) beber suco de cereja misturado é benéfico para pessoas com artrite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e ainda ajudam a combater inflamação, gordura corporal e colesterol;
iii) o elevado nível de um antioxidante chamado cianidina, que é um eliminador dos radicais livres e promove a diferenciação celular, ajuda na luta do organismo contra as células cancerosas;
iv) as cerejas contem 19 vezes mais betacaroteno do que mirtilos ou morangos. Também possuem um elevado conteúdo de melatonina, um hormônio que regula os ciclos de sono do corpo e, em conjunto com as antocianinas, ajudam na melhoria da memória.

Certamente as cerejas, além de deliciosas, são um conjunto harmônico de flores e frutas que unem a beleza e o poder de fortalecer o organismo.

Bon appétit!

Linares, 1954.....
A lo lejos se escucha un grito.
Cerezas, ricas cerezas....
Cerezas, ricas cerezas....
Un niño corre.... Mamá, mamá: cerezas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário